A nossa primeira publicação apresenta a definição de blogue, como também é abordada a sua utilidade.
Um blogue é um espaço que existe na internet, em que as pessoas criam a sua própria página online, publicando diversos conteúdos sobre a sua vida pessoal, de caráter específico ou geral. Podem ser geridos por mais que um administrador e os seus seguidores comentam a informação que é inserida no diário online. Segundo Barbosa & Granado (2004), um blogue é assim uma página na Web, com um endereço atribuído, suportado por um software de acesso livre, em que o seu criador/autor (individual, grupo de pessoas ou uma instituição) coloca entradas individuais, escreve um “post”, com frequência variada, sobre um tema do seu interesse, de forma livre e independente.
Um blogue é um espaço que existe na internet, em que as pessoas criam a sua própria página online, publicando diversos conteúdos sobre a sua vida pessoal, de caráter específico ou geral. Podem ser geridos por mais que um administrador e os seus seguidores comentam a informação que é inserida no diário online. Segundo Barbosa & Granado (2004), um blogue é assim uma página na Web, com um endereço atribuído, suportado por um software de acesso livre, em que o seu criador/autor (individual, grupo de pessoas ou uma instituição) coloca entradas individuais, escreve um “post”, com frequência variada, sobre um tema do seu interesse, de forma livre e independente.
O uso do blogue como ferramenta educativa é essencial no ensino, tendo uma utilização muito diversificada: como espaço pessoal, temático, de partilha, reflexão, discussão, colaboração, usado individualmente ou em grupo. Este espaço aproxima a relação aluno-professor, em que o aluno tem a liberdade de publicar qualquer conteúdo à sua escolha, compreendendo a funcionalidade do blogue e ser acompanhado pelo professor ao longo da construção do mesmo. Segundo O’Donnell (2005), citado por Lara (2005), “Um modelo de ensino com blogues numa pedagogia construtivista entende o blogue como um meio pessoal e próprio do aluno, de tal maneira que pode utilizá-lo de modo transversal ao longo da sua vida académica e não apenas dentro de uma determinada classe. O papel do professor neste modelo será o de facilitador deste novo espaço de liberdade, acompanhando o aluno no seu próprio caminho de experimentação e aprendizagem através do blogue.”
Obras Citadas
Magalhães, M. d. (2008). O blogue : uma ferramenta facilitadora de aprendizagem e de comunicação na aula de francês. Braga: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd).
Rodrigues, M. J. (2010). Utilização de e-recursos na aprendizagem : uma arquitectura pedagógica em geografia. Lisboa: Departamento de Educação e Ensino a Distância.
Caras alunas,
ResponderEliminaro vosso texto tem várias informações sem autor de referência, o que não corresponde ao desafio lançado. Por outro lado, todas as citações devem incluir a página do documentos original em que se encontram.
Cumprimentos
Rosário